HISTÓRICO DA ESCOLA

     


    E. M. ANABURGO


 Com a formação de uma comunidade cristã em Anaburgo em 1854, implantou-se automaticamente uma escola.
            O estatuto da escola previa que o ensino fosse em língua Alemã.
            A contratação de professores era de responsabilidade da comunidade. No início, as aulas aconteciam em um rancho improvisado.
            Em 1919, o estado começa a ter ingerência direta no currículo da escola, também passa a pagar uma taxa à escola.
            Em 1940, no dia 6 de Outubro, é inaugurada a nova escola.Não se encontrou registros de venda da escola para o município. Não houve decreto de Criação. O prédio de alvenaria construído por membros da sociedade escolar de Anaburgo ou terreno de propriedade de domínio D. Francisca.
             A declaração de doação foi assinada pelos cidadãos abaixo relacionados: Ignácio Bolduan, Rodolfo Tensky, Adolfo Plleneshut, Triedrich Kruger, Wile Elner, Henrique Muller, Paulo Schroeder,Guilherme Schneider, Alfredo Schroeder, Max  Vozz, Roberto Letznes, Ambrósio Poltroniere, Luiz Will e Fernando Neigura.O terreno foi dado a P.M.J. e foi encaminhado a câmara solicitando autorização para o executivo município receber doação feitas pelos proprietários, conforme declaração da 05 de maio de 1967, cujo original se encontra no departamento de planejamento urbanista com cópia neste departamento.
              Pela resolução n° 375 de 13/02/42 e de acordo com o artigo 5° da lei n°75 a escola passou a ser desdobrada, a partir de 13/02/42.Foi desdobrada novamente pelo Decreto n°1185/62.Pelo Decreto n°4330/81 de 03/06/81 foi transformado em Escola de 1°grau "Anaburgo" na Estrada Anaburgo, 1747, Vila Nova, com funcionamento em 2 turnos- Ensino 1º a 4° série.
              Em Março de 1986 foi ampliada 1 sala de aula na gestão do prefeito Wittch Freitag. Área total do terreno 4548 m ² .
              Em 2004, com 541 alunos do Ensino Fundamental em dois turnos. Com 8 salas de aula, biblioteca,secretaria, sala de professores e demais dependências. Com atendimento de Pré a 8° série, do EJA e Ensino Médio CEJA, no noturno. Um quadro 34 funcionários distribuído em :Equipe Administrativa, pedagógica, professores, serventes e vigias.
              A Escola Municipal Anaburgo, tem como missão prestar serviços educacionais aos alunos, com qualidade superior, formando cidadãos éticos, cooperativos e capazes de atuar como agentes de transformação engajados na sociedade.

Relato retirado do arquivo da Escola Municipal Anaburgo.

                                                                                               Redigido por:Clarissa Klem

Nenhum comentário:

Postar um comentário