Acesse a nossa revista com sugestões de cuidados ao novo TABLET:
ORGANIZAR, FAZ PARTE DO CUIDAR!
Escola Municipal Anaburgo
Diretora: Hilda Madalena Weber
Orientações sobre o uso do tablet aos alunos
Os tablets chegaram como recurso pedagógico. Tê-los nas salas de aula, significa aulas mais dinâmicas e mais diversificadas, conectadas com o mundo contemporâneo.
Entretanto, mesmo o mundo moderno sendo ágil, uma mudança tão grande não acontece tão rapidamente e tão espontaneamente. Todos os participantes precisam se adequar ao novo formato, a nova realidade . Por isso, aos alunos, os principais envolvidos, precisam ter algumas regras e orientações de uso dos tablets para que compreendam que na escola sua função pedagógica é muito séria e que o seu uso deve ser adequado à sua finalidade.
1. É dever do aluno:
a) Manter a identificação do tablet, sem rasuras:
· Adesivo da Escola Digital,
· Placa com o número de patrimônio,
· Etiqueta da Prefeitura com o número do tablet.
b) Quando não está em uso, deixar guardado dentro da mochila, desligado.
c) Providenciar uma capa protetora para o mesmo.
d) Trazer todos os dias o tablet para a escola e com a bateria carregada, não é possível carregar na escola.
e) Participar de todas as atividades pedagógicas relacionadas ao projeto, realizadas na escola ou via internet.
f) Respeitar as orientações de toda e qualquer atividade pedagógica (com o uso do tablet) desenvolvidas na unidade escolar, principalmente durante as aulas.
g) Comunicar imediatamente à direção da escola ou professora da sala de informática pedagógica a ocorrência de danos ou falhas técnicas no equipamento. Jamais levar na assistência técnica sem autorização da escola.
h) Comunicar os pais, em caso de roubo ou desaparecimento do equipamento, registrar Boletim de Ocorrência (BO) na delegacia e entregar o boletim de ocorrência à direção da escola.
i) Verificar com frequência os arquivos salvos e excluir os que já não utiliza mais, para não ocupar toda a memória do tablet.
j) Devolver o tablet para a escola ao final do ano letivo ou em caso de transferência ou conclusão de curso.
2. Cuidados que devem ter com o tablet:
a) Conscientizar-se sobre os cuidados necessários durante o transporte e uso do tablet dentro e fora da escola.
b) Preocupar-se para não bater com o equipamento em outros objetos e mantê-lo protegido.
c) Pedir autorização para divulgar dados pessoais e imagens (suas e de seus colegas) em ambientes virtuais para seu responsável legal ou escola.
d) Não emprestar ou trocar o tablet com colegas. (Cada equipamento possui um número de série igual ao termo de compromisso assinado pelos pais e alunos).
e) Não consumir alimentos ou bebidas enquanto faz uso do tablet.
f) Zelar pela sua segurança física ao andar nas ruas com o tablet, tomando o cuidado de mantê-lo guardado na mochila.
3. É proibido ao aluno:
a) Escrever com caneta e canetinhas no tablet.
b) Acessar e ter salvo em seu tablet arquivos de textos, vídeos, imagens, jogos, páginas salvas no favorito do navegador ou outros tipos de matérias que sejam inapropriados para a idade: pornografia, violência ou apologia às drogas.
c) Ouvir músicas e usar fone de ouvido durante as aulas, salvo quando for uma atividade pedagógica planejada pelo professor.
d) Tirar fotos ou realizar filmagens dentro da sala de aula sem autorização do professor presente.
e) Divulgar na internet imagens e ou vídeos feitos dentro da escola que não sejam de conteúdo pedagógico e autorizado pelo professor ou direção da escola.
f) O uso de celulares, smartphone, iphone, tablets e/ou outros equipamentos eletrônicos particulares continuam sendo proibidos na escola. O aluno tem autorização somente para utilizar o tablet cedido pela Prefeitura Municipal de Joinville.
4. O uso do tablet nas aulas:
a) Na sala de aula quem determina quando e como será utilizado é o professor presente. Ele é um equipamento de uso pedagógico.
b) Jogos e outros aplicativos que não sejam o conteúdo da aula só poderão ser acessados se o professor autorizar. Se na aula o professor não tiver planejado o uso do tablet este deverá ficar guardado na mochila.
c) Em casa, acompanhar os blogs dos professores e da escola e o grupo do Facebook (quando o aluno tiver autorização dos pais ou responsáveis para ter o seu perfil) para baixar aplicativos e ou outros matérias solicitados pelos professores, além de realizar as tarefas de casa.
d) Todos os professores tem a autorização de recolher o tablet durante a aula, se o aluno não estiver respeitando estas orientações de uso.
e) Alunos só poderão sair da sala de aula para resolver problemas referentes ao tablet com a professora de informática quando:
· O tema for relativo à aula que está sendo aplicada naquele momento;
· For solicitado por um professor ou equipe administrativa da escola.
5. Lembre-se:
a) O não cumprimento das regras estabelecidas pela escola implicará em perda temporária ou definitiva do tablet.
b) Tablet que não possuír as etiquetas de identificação será recolhido e só devolvido ao aluno quando trouxer o material para regularizar a situação – Lembre-se: só serão devolvidos no contraturno e no horário de atendimento da sala de informática pedagógica
Alunos que precisarem de atendimento da professora de informática pedagógica para manuseio do tablet, resolver problemas técnicos deverão comparecer no contraturno.
Nenhum comentário:
Postar um comentário