Regimento Interno

ESCOLA MUNICIPAL ANABURGO
REGIMENTO INTERNO 2014

Uma escola é uma comunidade, um lugar em que é necessário haver paz e bom relacionamento. Para que a atividade de cada individuo possa ter repercussão no todo, precisa haver respeito e disciplina. Pensando nisso, repassamos os direitos e os deveres dos alunos:

DIREITOS:

  1. Ser respeitado pelos professores, direção, funcionários e colegas da escola.
  2. Assistir aulas em ambiente agradável e limpo.
  3. Ter recreio tranquilo, com merenda de boa qualidade, e com segurança, assistidos por membros da equipe administrativa e agentes.
  4. Ter estudo e desenvolvimento harmonioso da mente e do corpo com a explicação do professor e atendimento especializado, quando for necessário.
  5. Ter o direito de expressar-se sem infringir as normas escolares.
  6. Participar em trabalhos em sala de aula e extraclasse, como: estudo de campo, teatro, música, vídeos, entre outros.
  7. Participar, sempre que for possível, das competições esportivas, gincanas, campanhas e brincadeiras promovidas pelos professores e outros.


DEVERES:

  1. Respeitar professores, pais, funcionários e colegas.
  2. Zelar por todas as dependências da escola, materiais e ambientes. O dano de qualquer bem por descuido ou indisciplina deverá ser reposto ou deixado limpo.
  3. Vir para a escola limpo (banho tomado, dentes escovados, cabelos longos presos).
  4. Vir uniformizado diariamente: camiseta, bermuda e calça doados pela prefeitura, inclusive em atividades extraclasse. E nas aulas de Ed.Física o uniforme é bermuda ou agasalho preto, camiseta e tênis com meia. O aluno que não comparecer com esse uniforme não praticará atividades esportivas e deverá apresentar relatório da aula ou atividade orientada pelo (a) professor (a) por escrito, para não receber falta.
  5. Não é permitido o consumo de balas, chicletes, refrigerantes, e afins nas dependências da escola e aulas de campo, conforme orientação das nutricionistas da Prefeitura Municipal de Joinville.
  6. Nos intervalos das aulas, esperar o professor dentro da sala de aula de forma organizada.
  7. Ao se locomover pelos corredores durante as aulas manter silêncio. Não é permitido interromper aula, em qualquer sala.
  8. Manter a sala limpa e organizada, ajudando na limpeza, não permitindo que papéis e outros objetos permaneçam no chão.
  9. Não usar apelidos, palavrões e ameaçar os colegas sob qualquer alegação, isto é bullying passivo de punição (Lei nº 14.651, de 12 de Janeiro de 2009).
  10. Não trazer bolas, brinquedos ou qualquer jogo de casa sem solicitação da escola. Os objetos cortantes serão recolhidos, sendo solicitada a presença dos responsáveis na escola.
  11. Ir ao banheiro antes do início das aulas e no recreio. Caso o aluno esteja com algum problema de saúde, deverá ser enviado atestado médico ou comunicação por escrito dos pais.
  12. Assistir as aulas com atenção, não chamar o colega ou atrapalhar a concentração durante as atividades.
  13. Cuidar do seu material escolar e responsabilizar-se por seus pertences pessoais. Lembramos que o uso do celular é proibido pela Lei Nº 14.363, de 25 de Janeiro de 2008.
  14. Ser pontual nas aulas (chegadas tardias e saídas cedo, somente serão permitidas com justificativas dos pais por escrito).
  15. Justificar toda e qualquer falta com atestado médico, bilhete ou presença dos pais/responsáveis na escola (três faltas consecutivas ou sete no mês, evidenciam o encaminhamento para o conselho tutelar e Secretaria da Educação - GUAE).
  16. Bicicletas devem ficar no bicicletário, com cadeado, sem transitar pelo pátio.
  17. A entrada dos alunos sempre deverá ser feita pelo portão grande, que será aberto às 7h15min e às 12h30min.
  18. Ao sinal de entrada ou retorno do recreio para a sala, os alunos deverão organizar fila em frente às salas, exceto as segundas-feiras devido ao momento cívico.
  19. O aluno deverá entrar na sala somente com a presença do professor.
  20. Não é permitido praticar brincadeiras violentas e correrias que tragam riscos a si, aos colegas e funcionários, bem como namorar/ficar nas dependências da escola.
  21. Sempre que comer a merenda, deixar os pratos e talheres no local indicado pelas merendeiras. Evite desperdício.
  22. O aluno deverá ficar atento às datas de provas, testes e trabalhos, (caso o aluno faltar, sem justificativa, nas datas agendadas pelo professor, haverá uma segunda chance onde a nota máxima do trabalho será 7,0.
  23. É facultativo o uso do boné na sala de aula, somente com a aba para trás.


O não cumprimento das atribuições causará:

1º Advertência oral com registro na pasta de ocorrências da sala de aula.
2º Advertência oral e com comunicado aos pais ou responsáveis.
3º Advertência por escrito com assinatura dos responsáveis.
4º Advertência por escrito com presença dos responsáveis na escola.
5º Suspensão de um ou dois períodos de aula com atividade extra na escola.


Joinville, Abril de 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário