terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Nas aulas de Língua Portuguesa - Poemas


Aqui estão alguns textos criados pelos alunos do 9°B após receberem orientações sobre o gênero “Poemas”. Começamos com poemas de amor, porém sempre dando liberdade para criar de acordo com a inspiração do momento. De acordo com o poeta Fernando Pessoa “Para viajar basta existir” e com os poemas viajamos nas palavras.
Prof. Juciene Paes


Nas estrelas (Bruno Costa, Ruan Vitor, Odair José)

Nas estrelas há um brilho
Esse brilho tão imenso
Moro tão longe de mim
Um longe que não tem fim

Nas estrelas há um brilho
Um brilho tão profundo
Iluminando as maçãs de Fraiburgo
Até o beco do Anaburgo.

Nas estrelas há um brilho
Um brilho tão forte
Que começa no sul
Que termina no norte

Nas estrelas há um brilho
Que vai fugindo
De um sol tão lindo
Que vai surgindo.

 
A viagem (Karolaine Jaine Tonet)

A nossa viagem é muita bobagem
Sai riso dali, cutucada daqui
Às vezes bate a saudade
Mais nem te digo – que piedade

A nossa viagem tem muita alegria
Pois nossa família - que simpatia
Sabe quem não levaria
Nem te digo – minha tia

Na viagem todo mundo ria
Às vezes parecia uma livraria
Viajei, viajei mesmo
De comida só torresmo
Adorei o lugar, mas quando voltar
Muita roupa pra lavar

Aproveitaria mais, mas preciso voltar
Muito material escolar para comprar
Adorei voltar a estudar
Rever os amigos e conversar
Tirar notas boas
E sim! Prometo passar.



Somente um olhar (Gabriela Rapsinski Schulz)

Amo-te demais
Mas não sou capaz
De te encontrar
Para te amar

Amo você
Mas você não nota
Que culpa eu tenho
De amar um idiota


Quando te vi
Senti apenas amizade
Hoje descobri
Que te amo de verdade!

Para te amar
Somente um olhar
Para te esquecer
Somente morrer.



Chove chuva (Renato Tobler Neto)


A chuva caiu do céu
E molhou meu chapéu
Meu chapéu ficou encharcado
E meu cabelo espalhado

A chuva me molhou
Até meu amor se espantou
A chuva era tão forte
Que foi embora minha sorte

A chuva quase passando
Quando vi um padre chorando
Fui perguntar o que tinha acontecido
Ele disse que havia esquecido.

Esquecido de rezar
Esquecido de sonhar
Esquecido de comer
Esquecido de viver.


Postado por: ProfªCarol

Nenhum comentário:

Postar um comentário