sábado, 29 de março de 2014

Joinville - nosso município

No dia 09 de março Joinville esteve em festa. Muitas foram as comemorações realizadas pelo governo municipal para enaltecer a data. Nós do 4º ano A, estudamos sobre a história dos príncipes e das princesas e conhecemos alguns aspectos bem importantes sobre o processo de colonização da nossa cidade.
Um dos textos que trabalhamos foi este:


História de Joinville

A história de Joinville começa com a chegada de imigrantes europeus e a fundação da cidade, em 9 de março de 1851. Por volta de 1840, uma grave crise econômica, social e política assolou a Europa. Fugindo da miséria, do desemprego e de perseguições políticas, milhares de pessoas resolveram emigrar. Um dos destinos era a colônia Dona Francisca, para onde vieram cerca de 17 mil pessoas, entre 1850 e 1888.

Os banqueiros, empresários e comerciantes alemães que na colônia se refugiaram organizaram o comércio e a indústria do local através de exportações de madeira, couro, sapatos, móveis, cigarros e outros. Nesse período, a vila era dependente política de São Francisco do Sul, de onde se desmembrou tornando-se cidade em 1888.

No início do século XX a cidade se desenvolveu grandemente graças à chegada da estrada de ferro, da energia elétrica, do automóvel, bem como o transporte coletivo e do telefone. Em 1938, a cidade sofreu grandes alterações provocadas pelo Projeto de Nacionalização proposto por Getúlio Vargas, pois os alemães foram proibidos de falar sua língua natal e ainda alguns foram perseguidos e presos.

A história da colonização de Joinville envolve príncipes e princesas. François filho do rei Louis Philipe de França, casou-se com Francisca Carolina, irmã de d. Pedro II. Como parte do dote nupcial recebeu grandes extensões de terras que foram vendidas para a Sociedade Colonizadora de Hamburgo, Alemanha. A área corresponde hoje à região da cidade de Joinville, designada para ser uma colônia agrícola, cujo desenvolvimento a transformou no terceiro pólo industrial da região Sul do Brasil. Para que os turistas tenham a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a história de Joinville, seus museus fazem um resgate valorizando e preservando os costumes locais.


Além disso, trabalhamos sobre as moradias, onde as casas enxaimel foram o destaque.


Nossa sala esteve decorada com lindas imagens de Joinville. Veja Algumas:




Nenhum comentário:

Postar um comentário